quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Iluminação 2012/2 Luz/Cartão Cinza/ Cartão Cor

Definição de Luz:
          A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Ou seja aquilo que enxergamos.
           As grandezas da luz podem ser representadas pela intensidade, frequencia e polarização, sendo a intensidade identificada pelo brilho, a frequencia pela cor e a polarização pelo ângulo de vibração.
 
Cartão Cinza:
           O cartão cinza é utilizado principalmente por fotógrafos profissionais para padrão de referência para se determinar o valor de exposição (EV) correto para a tomada fotográfica.
             Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário. Permite que a câmeras com recurso de white balance efetuem compensação prévia das cores da iluminaçãoambiente. Um cartão cinza neutro também pode ser usado para processar o balanço de cores depois da foto ser feita. Com uma foto do cartão, são colhidos dados dos pixels e assim o software utilizado e esses mesmos são utilizados para corrigir o balanço de branco da imagem como um todo.
 
Cartão Cor:
             Ele serve para definir o balanço de cor em sets de filmagem ou em estúdios fotográficos, para montar profiles de cor para equipamentos variados, para medir a precisão de sistemas de prova, fazer calibragem de scanners, calibrar televisões e emulsões de filmes. O objetivo final é reproduzir as cores de forma fiel, sem desvios.
             O cartão cor  pode ter de 08 à 140 cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário